Diário de viagem: Oktoberfest, Beto Carrero e churros na praia

Vila Germânica, em Blumenau - sede da Oktoberfest


Balneário Camboriú: É areia ou canela? 





A praia de Balneário Camboriú tem um aroma peculiar: churros. Sim, churros. Diferentemente de qualquer outra praia no Sudeste ou até no Nordeste, o paraíso sulista - com clara inspiração no Way of Life de Miami Beach - não vende petiscos ou outras iguarias para os banhistas. Entretanto, há dezenas de barraquinhas com o doce canelado. Conversamos com algumas pessoas da região sobre o tema: quem veio de fora para morar em Balneário também estranhou bastante, mas quem nasceu na cidade não consegue imaginar um dia na praia sem churros.
Essa característica peculiar causou um pouco de estranhamento e também um leve desconforto, uma vez que era necessário ir até os quiosques que vendiam cerveja para pegar e pagar a bebida. Serviço na areia não existe, pelo menos na baixa temporada. Para comer, só salgados que precisam ser requentados no micro-ondas.
O sol de Balneário também vai embora cedo. Contornada por arranha-céus, a praia se despede do astro-rei por volta das 14h. Segundo guias turísticos, isso se deu devido à especulação imobiliária desmedida. É mais fácil ter vista para o sol no apartamento à beira mar do que na própria areia. O prédio mais alto do Brasil está sendo construído ali, com mais de 80 andares.
O melhor de Balneário não são as praias, mas a vida noturna. Há um pub muito bom para quem gosta de rock, mas para quem não gosta também (sou a prova viva disso), o Gas Station Pub. No entanto, não se deixe enganar pelo próprio site deles: o fervo começa depois das 21h. Se chegar às 18h, como eles informam, nem os garçons estarão prontos ainda. O Bar 101 também tem uma proposta interessante. Eles passeiam por todas as culturas e culinárias brasileiras em um só espaço. O rodízio de petiscos é uma boa pedida, mas vá de barriga vazia, bem vazia. 

Uma das vistas do Parque Unipraias
A praia mais bonita que conhecemos foi a de Laranjeiras. Mas, para acessá-la, é necessário utilizar o bondinho para subir ao parque Unipraias ou velejar pelo barco pirata. As duas experiências são válidas, a primeira para conhecer o parque que conta com dois brinquedos radicais, uma trilha com vistas maravilhosas e um passeio nas alturas; a segunda vale pela diversão em alto mar com um trio de piratas artistas. 
Fomos a alguns restaurantes, mas os que merecem visita durante sua estada por lá são: Number Seven, Chaplin, Casa da Lagosta e Taj Bar (é restaurante com balada, tente não ir muito tarde ou despreparado - como nós).

Beto Carrero: O sonho do Cowboy ainda vive

Castelo das Nações do Beto Carrero World


Confesso que me surpreendi ao saber que o Beto Carrero World comemorou 25 anos de existência no último mês de dezembro. Achei relevante começar o texto por esse fato, pois isso o configura como um dos parques de diversão mais longevos ainda em atividade no país. Ao contrário do que possa parecer, ele não está nem um pouco abandonado ou ultrapassado. A manutenção é tão cuidadosa que os desavisados não lhe dariam cinco anos de vida!

Brinquedos

O parque sonhado por João Batista Sérgio Murad (1937 - 2008), intérprete do personagem Beto Carrero, tem dimensões de Disney, com shows de nível internacional, mas poucas atrações radicais. Contei três: Fire Whip, a única montanha russa invertida do Brasil; Big Tower, similar ao Turbo Drop, do extinto Playcenter, ou a Torre Eiffel, do Hopi Hari, mas muito maior; e a Star Mountain, uma montanha russa mais antiga, mas que ainda rende uma boa diversão. As outras atrações são para família ou crianças.

Shows e personagens

Todos os espetáculos são imperdíveis e muito procurados. O ideal é que tente se programar para chegar, pelo menos, meia hora antes do início para conseguir lugar. Ah, e eles são muito pontuais. 
A atração mais antiga do parque é a Excalibur, um show medieval com base na história do rei Arthur, durante o almoço. É possível reservar previamente pelo site e já pagar o valor que dá direito ao espetáculo e ao almoço. No entanto, é preciso ficar atento: o valor não dá direito a bebidas, que precisam ser compradas na porta da atração, ou durante o espetáculo, em dinheiro. 
Aviso amigo: Há cenas fortes de violência no espetáculo.
O show que encerra o parque é o Sonho do Cowboy. Trata-se de um musical bem produzido, com duração de uma hora, e uma história protagonizada pelo personagem Beto Carrero. O espetáculo inicia pontualmente às 18h e tem limite de público. Chegar mais cedo é uma boa alternativa - como em quase tudo.
Desde 2012, o Beto Carrero World tem contrato com a DreamWorks, o que culminou em uma nova área inspirada no filme Madagascar, um show com os personagens e fotos com a turma. Também é possível fazer fotos com o Shrek, com o Po, do Kung Fu Panda, e com a subestimada e subutilizada turma do Betinho Carrero. 

Foto com vilões da turma do Betinho Carrero


Estrutura 

O ideal é visitar o parque em dois dias. Tanto para poder aproveitar todos os shows, como para garantir uma foto com os personagens ou repetir alguma atração. Não lembro de ter visto qualquer parque no mundo com uma praça de alimentação tão gigante e com tantas opções. Comida aparentemente boa, variada e com preços justos. Há um carrossel veneziano (dois andares) para ser apreciado dentro do espaço.
Em dias de chuva, quase tudo funciona, mas a capa de chuva e uma blusa são indispensáveis. 


Oktoberfest em cordel

2º lugar no Chope em Metro masculino, no 6º dia de festa. Muito bebum mesmo!


Se algum dia for à Oktoberfest de Blumenau, coma bastante e beba sem moderação. 
Não deixe de ouvir pelo menos duas bandas típicas para se adaptar ao alemão.
Assista a algumas das apresentações, dos inúmeros grupos folclóricos, e se encante.
Se coragem tiver, participe do desafio Chope em Metro. É uma experiência única e marcante.

Repare na beleza da Vila Germânica. Separe alguns minutos da festa para o local contemplar.
Coma um Duck Burger, na praça de alimentação, mas vá ao restaurante para calmamente jantar.

A festa começa com o imperdível desfile na XV de Novembro, no centro da cidade.
Os moradores se preparam o ano todo para a festa que celebra a unidade.
Traje-se para a ocasião, com ao menos um acessório na cabeça, e integre a festividade.

No almoço de domingo, coma um marreco recheado no Abendbrothaus. É o melhor da região! 
Mas vá de Uber e já agende o retorno, ou conte com o ônibus. O local é afastado do centrão.

Eis o marreco :)



Ao visitar o Museu da Cerveja, separe um tempo para degustar algo no deck do Thapyoka bar.
Entramos para tomar um chope, mas saímos horas depois, maravilhados com o lugar.

Tenha seu tirante com caneca de alumínio a tiracolo. Você vai precisar do adereço.
Compre uma caneca térmica e me agradeça depois. Quase não há variação no preço.
Conheça as cervejas da Bierland e também da Blumenau.
Se a grana estiver curta, para a Eisenbahn dê um tchau. 
Exceto se quiser a caneca deles. Aí não desce tão mal.

Ein Prosit!





Comentários