Sem chocolate, por favor


Descobri que faço parte dos 25% de brasileiros que não gostam de chocolate. Sim, eu espero enquanto você arregala os olhos, se pergunta "como assim?" e sentencia "você não é normal" ou "ai como eu queria ser assim, sou chocólatra". 

Pronto?

Bom, continuando o raciocínio, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, em 2013, encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), 75% dos brasileiros comem chocolate. 35% não trocam o doce por nada. 
Sempre fui um dos 25%. Sempre fui um quarto.
No bolo de cenoura que minha madrinha fazia, eu era o um quarto da forma sem cobertura de chocolate. Na Páscoa, eu era o um quarto que preferia a colomba pascal (mentira, eu era o único). Nos aniversários, eu eu era o um quarto que desviava do bolo, mas o único motivado pelo sabor. O restante ou era alérgico ou estava de dieta.

Bolo de cenoura sem chocolate é possível!

Como é possível imaginar, minha infância foi um pouco marcada por essa característica. Não era raro ter que experimentar a iguaria, "só para ter certeza que eu não gostava mesmo”. Os adultos tinham trabalho para escolher algo para mim na Páscoa e eu vivia desviando do campo minado de bolos de aniversário. Leite com achocolatado me faz passar mal. Literalmente.
O irônico é que meu bolo favorito na vida é de cenoura. Quantas vezes você já encontrou um bolo desse sabor sem cobertura de chocolate? Pois é, todas as poucas vezes em que isso acontece, eu tenho que comer.

Entenda, não é exagero ou drama. A sociedade não convive bem com quem rejeita chocolate. Não é o mesmo que dispensar jiló ou abobrinha, você simplesmente é visto como alguém que gira em outra órbita.

No momento em que escrevo esse texto, inclusive, degusto um café com leite, em uma padaria, e acabo de dispensar aqueles biscoitinhos que acompanham. O garçom tinha gentilmente jogado uma calda de chocolate quente por cima, para amenizar o inverno, pois o senso comum é que todo mundo gostaria do mimo. Como dizia a mãe de muita gente: eu não sou todo mundo.

A seguir, listo algumas situações pelas quais já passei e as pessoas pertencentes aos 25% certamente se identificarão:

Constrangimento: Não acredito que não tem bolo de chocolate só por causa do Paulo!
Argumentação: Chocolate branco não é chocolate. Experimenta para ver se gosta.
Limitação: Se você não come chocolate, o que come de sobremesa?
Culpa: Vamos dividir uma sobremesa? Aqui é tudo caro. No cardápio tem uma fonte que jorra chocolate para todos os lados, com todos os tipos de chocolate possíveis e que parece ser muito boa, ou esse flan, daqueles de mercado mesmo.
Vantagem: Já que não gosta de chocolate, pode dar os ovos de Páscoa que ganhar para mim, hein? (12 pessoas diferentes dizem isso todos os anos).
Como falar: Já vamos fazer o seu milkshake, enquanto isso experimente nossa nova calda de chocolate quente. Está fazendo muito sucesso.

Ai, Senhor: Pega um pedacinho pelo menos, não vai querer manter a dieta hoje, né?

Comentários