Espelho e culpa

Olhei para o espelho hoje de manhã e sorri. A imagem refletida era de uma pessoa que acabara de acordar, depois de uma noite mal dormida, um calor insuportável e os efeitos colaterais de um despertador com som irritante e estridente.
O sorriso que eu via no espelho não era o mesmo que eu vejo nas selfies tiradas em elevador. Nem mesmo o que eu distribuo por aí desejando um “bom-dia”. Era um sorriso sincero, de autoaceitação e remissão. Ao olhar para o espelho de manhã, me achei bonito. E é culpa sua. Eu não tinha filtros, nem nada. Era apenas eu.

O amor é aquele sentimento que nos conduz a fazer coisas que jamais imaginaríamos que seriamos capazes

E não é uma beleza superficial, que evoca ao narcisismo e à soberba. Era uma beleza pura, que transparecia. Irradiava. Algo sublime.
O amor é aquele sentimento que nos conduz a fazer coisas que jamais imaginaríamos que seriamos capazes. Se nunca temos tempo para nada, de onde tiramos tempo para nos vermos tanto? Qual a lógica de ter milhares de coisas na cabeça e dar-se o direito de respirar (e suspirar) ao lembrar de você por alguns (bons) minutos? Qual o sentido para o mundo começar a girar quando os pés saem do chão e tudo parece leve ao te encontrar?
Quem estava refletido no espelho era a mesma pessoa que eu via ontem, mês passado ou há dois anos. Não sabia apontar algo que mudaria em mim, mas mudaria tudo, facilmente. Se oferecessem inserção de hidrogel com a promessa de injeção de autoestima, eu não hesitaria. No entanto, você me disse que eu sou bonito. E eu não acreditei em suas palavras, mas vi isso no seu olhar. Acho que estou aprendendo a me ver com os seus olhos. 

Qual o sentido para o mundo começar a girar quando os pés saem do chão e tudo parece leve, ao te encontrar?

Quando voltei para o quarto e o vi dormindo, tudo que eu tinha acabado de passar em frente ao espelho começou a fazer sentido. Poucas coisas me transmitiram mais paz, em toda a vida, do que vê-lo de olhos fechados, dormindo, com semblante de sonho bom, vulnerável, indefeso como uma criança e resmungando por acordar cedo.

E agora estou aqui, bobo e sorrindo de forma irritante para o vento que passa, o sol que brilha, a folha que cai, o pássaro que canta e a torneira que pinga - ou não, melhor não deixar a torneira pingando - e é tudo culpa sua.

"Now I stand before you with my heart in my hands
I'm asking you to take me just the way that I am" 


Comentários